segunda-feira, 19 de agosto de 2013

8 MITOS SOBRE OS CÃES!!

Quem nunca teve alguma orientação de um amigo ou conhecido sobre determinado "sintoma estranho" que aconteceu com seu cão. Então, algumas dessas orientações são muito proveitosas, outras são mitos e fazem você ficar, por vezes, preocupado sem necessidade. Eu separei oito delas para analisar-mos juntos.

1.    Nariz quente e seco é sinal de que o cão esta doente… 
Ao longo do dia, o nariz de cães e gatos pode estar úmido e frio em um momento e mais quente e seco em outro. Essas variações na ausência de outros sintomas é totalmente normal. Doenças são mais comumente indicadas quando o nariz quente e seco também acompanha outros sintomas como: letargia, falta ou diminuição de apetite, vomito, diarréia, etc…


2.    Meu cão é feliz pois esta sempre abanando o rabo… 
Na maioria das vezes um rabo abanando significa que o cão esta contente. Entretanto, especialmente em situações diferentes e possivelmente estressantes, a forma que seu cão move o rabo pode indicar que esta agitado, tenso, ansioso ou pronto para brigar. O rabo abanando pode ser o primeiro sinal de que algo esta errado.


3. Cães podem passar pulga...
Não, e da mesma forma, cães não pegam piolhos de humanos. Isso porque piolhos e pulgas são específicos de espécies. Piolhos gostam de cabelo humano e pulgas gostam de pelo de cachorro.
4 - A boca do cão é mais limpa que a do homem
Dizer que a boca do seu cachorrinho é mais limpa que a sua é um erro. Considere que você escova os dentes várias vezes ao dia. O cão por sua vez só recebe escovação quando vai ao pet shop, uma quantidade consideravelmente menor. A boca de um cão é cheia de germes e bactérias, já que eles cheiram e comem muita coisa, como lixo, comida estragada e até mesmo fezes. Não se esqueça de que ele também lambe o próprio focinho e limpa suas partes íntimas.
Evite dar "beijos" em seu cão. Não é muito higiênico



5. Cães preferem ficar apertados dentro de casa (com as pessoas) ou livres no quintal (sozinhos)?
Por mais estranho que possa parecer, a grande maioria dos cães prefere ficar com os “companheiros de matilha”, independente da condição em que estiverem. Cães são animais que dependem de companhia, portanto não ache que só porque seu quintal é grande você pode abandonar seu cão lá. Um cão será muito mais feliz se puder morar junto dos outros membros da matilha, mesmo que isto envolva um espaço reduzido na maior parte do tempo. Apesar de os cães preferirem viver num espaço reduzido com sua “matilha” do que abandonados, para serem saudáveis, eles necessitam passear e se exercitar.



6. Adestramento não funciona com cães adultos e idosos
Outro mito. Pode não ser tão fácil quanto um filhote, mas é totalmente possível. A idade ideal para o adestramento é enquanto o cão ainda é filhote. Mas por que é mais difícil adestrar idosos: os sentidos estão menos aguçados. Eles não ouvem ou enxergam como antes. Além disso, ele não tem tanta energia. Fora que a uma certa idade da vida do cão, ele já foi condicionado a fazer muitas coisas e mudar isso é um desafio, mas é possível. Pense nos seres humanos: quanto mais novo você aprende algo, mais fácil é. Aprender a tocar um instrumento, falar uma língua, dirigir, mexer no computador…é bem mais fácil quando você é criança ou mesmo um adulto jovem. O cérebro ainda não aprendeu tantas coisas, está mais fresquinho pra novos conhecimentos.



7. Cachorros comem grama quando estão doentes para provocar vômito
As pessoas começaram a achar isso ao observarem que cães comem grama e vomitam depois, então presumiram que eles estavam enjoados e provocando o próprio vômito. Por que cães comem grama? Porvavelmente porque eles simplesmente gostam! Em muita quantidade, a grama pode irritar um pouco o estômago e o cachorro vomita. Mas não se preocupe, a grama é inofensiva, a não ser que esteja envenenada contra ratos ou qualquer outra praga.



8. Os cães gostam de comida saborosa
Os cães têm paladar muito pobre e comem principalmente baseados em seu olfato. Cães não ligam muito para comidas saborosas pois o paladar dos bichinhos não é tão aguçado quanto o nosso. Alguns alimentos como ossos e pedaços de gordura podem ser perigosos para alguns animais de estimação. Os cães não podem digerir os ossos e a gordura pode causar problemas gastrontestinais, tais como pancreatite.

Legal né? espero que tenha gostado, se tiver alguma sugestão para nos ajudar a colocar por aqui um contúdo melhorado para você é so comentar. Abraço e até a próxima