segunda-feira, 19 de agosto de 2013

8 MITOS SOBRE OS CÃES!!

Quem nunca teve alguma orientação de um amigo ou conhecido sobre determinado "sintoma estranho" que aconteceu com seu cão. Então, algumas dessas orientações são muito proveitosas, outras são mitos e fazem você ficar, por vezes, preocupado sem necessidade. Eu separei oito delas para analisar-mos juntos.

1.    Nariz quente e seco é sinal de que o cão esta doente… 
Ao longo do dia, o nariz de cães e gatos pode estar úmido e frio em um momento e mais quente e seco em outro. Essas variações na ausência de outros sintomas é totalmente normal. Doenças são mais comumente indicadas quando o nariz quente e seco também acompanha outros sintomas como: letargia, falta ou diminuição de apetite, vomito, diarréia, etc…


2.    Meu cão é feliz pois esta sempre abanando o rabo… 
Na maioria das vezes um rabo abanando significa que o cão esta contente. Entretanto, especialmente em situações diferentes e possivelmente estressantes, a forma que seu cão move o rabo pode indicar que esta agitado, tenso, ansioso ou pronto para brigar. O rabo abanando pode ser o primeiro sinal de que algo esta errado.


3. Cães podem passar pulga...
Não, e da mesma forma, cães não pegam piolhos de humanos. Isso porque piolhos e pulgas são específicos de espécies. Piolhos gostam de cabelo humano e pulgas gostam de pelo de cachorro.
4 - A boca do cão é mais limpa que a do homem
Dizer que a boca do seu cachorrinho é mais limpa que a sua é um erro. Considere que você escova os dentes várias vezes ao dia. O cão por sua vez só recebe escovação quando vai ao pet shop, uma quantidade consideravelmente menor. A boca de um cão é cheia de germes e bactérias, já que eles cheiram e comem muita coisa, como lixo, comida estragada e até mesmo fezes. Não se esqueça de que ele também lambe o próprio focinho e limpa suas partes íntimas.
Evite dar "beijos" em seu cão. Não é muito higiênico



5. Cães preferem ficar apertados dentro de casa (com as pessoas) ou livres no quintal (sozinhos)?
Por mais estranho que possa parecer, a grande maioria dos cães prefere ficar com os “companheiros de matilha”, independente da condição em que estiverem. Cães são animais que dependem de companhia, portanto não ache que só porque seu quintal é grande você pode abandonar seu cão lá. Um cão será muito mais feliz se puder morar junto dos outros membros da matilha, mesmo que isto envolva um espaço reduzido na maior parte do tempo. Apesar de os cães preferirem viver num espaço reduzido com sua “matilha” do que abandonados, para serem saudáveis, eles necessitam passear e se exercitar.



6. Adestramento não funciona com cães adultos e idosos
Outro mito. Pode não ser tão fácil quanto um filhote, mas é totalmente possível. A idade ideal para o adestramento é enquanto o cão ainda é filhote. Mas por que é mais difícil adestrar idosos: os sentidos estão menos aguçados. Eles não ouvem ou enxergam como antes. Além disso, ele não tem tanta energia. Fora que a uma certa idade da vida do cão, ele já foi condicionado a fazer muitas coisas e mudar isso é um desafio, mas é possível. Pense nos seres humanos: quanto mais novo você aprende algo, mais fácil é. Aprender a tocar um instrumento, falar uma língua, dirigir, mexer no computador…é bem mais fácil quando você é criança ou mesmo um adulto jovem. O cérebro ainda não aprendeu tantas coisas, está mais fresquinho pra novos conhecimentos.



7. Cachorros comem grama quando estão doentes para provocar vômito
As pessoas começaram a achar isso ao observarem que cães comem grama e vomitam depois, então presumiram que eles estavam enjoados e provocando o próprio vômito. Por que cães comem grama? Porvavelmente porque eles simplesmente gostam! Em muita quantidade, a grama pode irritar um pouco o estômago e o cachorro vomita. Mas não se preocupe, a grama é inofensiva, a não ser que esteja envenenada contra ratos ou qualquer outra praga.



8. Os cães gostam de comida saborosa
Os cães têm paladar muito pobre e comem principalmente baseados em seu olfato. Cães não ligam muito para comidas saborosas pois o paladar dos bichinhos não é tão aguçado quanto o nosso. Alguns alimentos como ossos e pedaços de gordura podem ser perigosos para alguns animais de estimação. Os cães não podem digerir os ossos e a gordura pode causar problemas gastrontestinais, tais como pancreatite.

Legal né? espero que tenha gostado, se tiver alguma sugestão para nos ajudar a colocar por aqui um contúdo melhorado para você é so comentar. Abraço e até a próxima

segunda-feira, 18 de março de 2013

Eu matei o meu cachorro!

Isso mesmo! E quantos por aí ja não mataram seus cães, por vários motivos e nada lhes aconteceu. Só que no meu caso foi um terrivel acidente. É lógico que poderia ter sido evitado, e é lógico que mesmo sabendo que foi um acidente eu me culpo por isso. Só que disse a mim mesmo "nunca mais vou deixar isso acontecer" e 8 dias depois minha outra filhotinha também se foi. Tive que parar por alguns dias e pensar seriamente no que eu estava fazendo e o que realmente eu queria(por isso passei um tempo sem escrever por aqui e sem facebook, etc..).

tinhamos três pequeluxos, uma rottweiller de 10 meses, um mestiço de labrador que ia completar 2 meses e uma srd linda que havia completado dois meses. Akira, Todinho e Fafá.

Não sei por que, mas parece que eu tinha mais afinidade com o Tod e ele foi o primeiro a partir, foi muito triste. Quando ele chegou em nossa casa tava muito fraquinho pois a mãe havia deixado de dar peito para os filhotes bem cedo. Já haviamos perdido cães por doença e prometemos para nós mesmos que faríamos de tudo para não acontecer de novo. Então cuidamos de Tod e conseguimos deixá-lo forte, saudavel e até obediente, já sabia quando chegavámos de carro, ja saia e ficava do ladinho nos esperando. Mas, naquela noite, estava chovendo e ele estava muito feliz por termos chegado, ele estava do ladinho junto com Fafá e Akira. Quando entrei ouvi um chorinho, cheguei a parar o carro e chamar mas não ouvi nada então entrei e quando desci do carro ele nem respirava mais, passei as próximas duas horas chorando junto com minha esposa. E lá fora parece que Fafá e Akira sentiam que Tod tinha ido embora para não mais voltar, depois de me recuperar fui enterrá-lo chorando e na chuva.

Fafá ja era mais independente do que Tod, e se virarva la fora até puxava briga com a Akira, e aguetava com ela. Nós haviamos colocado veneno para rato dentro de casa e fechamos a casa e domos uma saidinha. Voltamos e estava tudo normal, então entramos em casa e fomos nos arrumar para dormir. Estavamos assistindo a tv quando Akira começou a chorar na janela (ela nunca fazia isso) então pensei deve ser saudade de Tod, fiz carinho nela pela gurade da janela e não vi Fafá então saí do quarto para procurá-la la fora, me deparei com o prato das catitas limpinho, então vi a porta da sala um pouco aberta. Fafá havia varado no buraco da grade da porta e empurrou a porta e entrou em casa comeu o veneno e saiu. quando a encontrei não estava nem se debatendo mais.

Lá vai eu de novo chorrar até secar as lagrimas... e enterra-la com uita tristeza e me sentindo impotente...

Comecei a pensar que não era digno de escrever aki para vocês, dei uma parada no livro que havia começado a escrever, parei de escrever aki e fiquei cuidando de Akira.

Digo a vocês que estou voltando muito mais forte e com mais vontade de ajudar a todos pois estas experiencias que tive não desejo para ninguém, vou mudar um pouco o foco do livro (que em breve estará disponível por aki) e vou me especializar nessa área.

Este foi um desabafo, precisava expor essa experiencia e o sentimento que tive.

Quero lembrar que este espaço também é seu. Se quiser expor suas experiencias sejam boas ou ruins, estamos dispostos a posta-las aqui e aprender com elas junto com você.

Abraço a todos.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Feliz dia da mulher... Vocês merecem!

Homenagem a Vanessa Almeida, Ivanice Costa, Andressa Costa, Francisca Sombra, Renata Sombra, Maria Costa, Terezinha Monteiro, Maria Almeida, Janete Almeida, Maria de Eli e todas as mulheres que fizeram ou fazem parte da minha vida. E a todas as mulheres do mundo. OBRIGADO POR EXISTIR!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Que dó....

Lobo após o incidente.
Olá pessoal, hoje trouxe uma noticia boa e uma triste... esse aí ao lado é o Lobo um Rottweiler que vivia em Piracicaba - SP, isso mesmo, vivia... Lobo foi arrastado pelo então proprietário dele por seis quarteirões e continuou vivo, passou por várias cirurgias, teve uma das patas amputadas e foi morar em um canil, mas 15 dias após o incidente ele foi para o Céu dos Cachorros por conta de uma infecção gerneralizada, fique com Deus Lobo.

Agora, a notícia boa. O então dono dele, um mecanico, foi julgado e condenado a 6 meses de prisão em regime aberto, sendo que durante esse período ele vai prestar serviços à comunidade no abrigo de cães, mais 18 dias de multa no valor de um salario minimo cada dia no total de R$ 9.810,00(pois o valor sera calculado pelo salario mínimo da época do crime).

O importante disso tudo é que demos mais um passo para a justiça conta violencia aos animais!! abracos

Veja a matéria completa em UOL

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

As orelhas dos Cães!! Cont.

Olá pessoal,

Pit Bull com orelhas cortadas
Continuando o assunto das orelhas do Pit Bull, achei no site canilvirtual.com.br uma matéria que fala de uma lei contra o corte das orelhas dos cães e contra arrancar as unhas dos gatos.Vejam:

Agora é lei! O Conselho Federal de Mediciana Veterinária proibiu cirurgias para cortar as orelhas de cães (conhecida como conchectomia) e para retirada das unhas de gatos (onicectomia ). Aprovado no dia 19/03/08, o projeto tem como principal alvo o de evitar a mutilação dos animais.

O corte das orelhas de cães da raça Pitbull, Dobermann, Rottweiler e Dogue Alemão, é uma prática muito comum. A cirurgia é utilizada meramente por questões estéticas, para realçar a aparência destes cães. Esta prática tem sido considerada, por muitos como uma mutilação aos cães, tendo em vista que ela não traz nenhum benefício ao cão.

Pit Bull com orelhas inteiras.
Legal né!! E na minha opinião não muda muito esteticamente, o cão contia lindo!!

Leiam a matéria completa em Canil Virtual.


Agradecimentos Canil Virtual.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

As orelhas do Pit Bull!

Olá de novo pessoal,

Estou aqui hoje porque quero compartilhar com vocês uma coisa intrigante que encontrei.
pesquisando na net sobre cães, eu achei um site chamado tudosobrecachorros.com.br e vi umas curiosidades muito legais lá, mas a que me chamou mais atençao foi essa:

"Você sabia que os cães têm cerca de 100 expressões faciais, a maior parte delas é feita com as orelhas."

Até aí achei legal e tals.. mas logo em seguida eu estava passeando com a Akira, minha Rottweiler, quando passamos por Pit Bull pirata lindo, e percebi que ele tinha as orelhas cortadas, então lembrei desta curiosidade e pensei... "logo, os Pit Bulls tem dificuldade de comunicação com outros cães. Então é por isso que eles sempre se desentendem pois o outro cão pode não entender que mesmo que o Pit Bull queira ser amigavel ele não consegue dizer isso"

Interessante não? Comenta aew..

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Bull Terrier




Origem: Grã-Bretanha
Área de criação: Média
Atividade física: Intensa
Utilização: caça e companhia.
Peso: não há limite 
Longevidade: 11 a 13 anos.
Temperamento: afetivo, atencioso, brincalhão, protetor e devoto ao dono.
Aspectos gerais: compacto, fortemente musculado, ágil e cauteloso como um gladiador canino. O peito é profundo e o antepeito é largo. A cabeça tem formato oval e a pele é bem aderida.
 Pelagem: curta, rente, áspera ao toque e brilhante. A cor na variação branca é 100% branco, sendo permitida alguma marcação na cabeça. Na colorida, todas as cores, menos o branco, são permitidas, ou qualquer cor com marcação branca. A cor preferencial é a tigrada.
 
Os Bull Terriers são muito apegados ao seu dono, o que faz deles ótimos cães de guarda, mas alguns cuidados são necessários para que eles não sejam encorajados a se tornar possessivos ou ciumentos. Estes são atributos necessários a um cão de guarda, mas podem ser bastante ruins para um cão extremamente forte, que não sabe distinguir as situações que realmente precisam de proteção. Os Bulls também podem se envolver em situações que parecem agressividade, mas que não o são na verdade, como no caso de brincadeiras de briga entre crianças, onde eles podem machucar seriamente um pequeno, apenas por serem muito brutos. 

Devido à estas características, o Bull precisa de uma disciplina constante e firme. Eles podem ser excelentes companhias para crianças, se tratados com bom senso pôr adultos e crianças. Eles toleram uma grande quantidade de brincadeiras infantis, mas podem ser brutos quando provocados continuamente, ou atiçados da maneira incorreta (com comida, por exemplo). Os Bulls, como as crianças, requerem muita supervisão. Eles podem brincar por horas sem fim, correndo atrás de bolas ou seguindo seus amiguinhos humanos. 


Bulls precisam de muito exercício para suprir sua grande necessidade de atividade, são verdadeiros atletas. Os filhotes são extremamente ativos e muitos continuam sendo assim até 5 ou 6 anos de idade. Os Bulls gostam de estar "fazendo alguma coisa". Por isso eles são próprios para famílias que lhe proporcionam uma grande quantidade de exercícios, companhia e supervisão. Eles não gostam de ficar sozinhos no apartamento, ou isolados no jardim da casa, por um longo período de tempo. Nestas situações eles ficam entediados e se tornam muito destrutivos. Eles irão roer objetos da casa, cavar jardins, quebrar objetos, latir incessantemente, etc. Como uma criança de três anos de idade, um Bull não pode ficar sozinho em um apartamento por oito ou nove horas seguidas.

Um Bull Terrier adulto, que foi criado como o único cachorro da família, dificilmente aceitará a presença de outro cachorro no seu território. Por isso é muito importante que os donos cuidem para que eles não se tornem superprotetores, ciumentos ou possessivos.
O Bull Terrier, ao contrário do que muitos pensam, é uma raça que não foi efetivamente criada para combates. A ligação que a raça tem com os antigos Bulldogs de arena remonta aos seus ancestrais, e o Bull Terrier já na sua concepção foi idealizado com um único propósito de participar de exposições de beleza.
Em 1920, o padrão da raça foi alterado, permitindo Bulls com pelagem colorida. Nos Estados Unidos, até hoje, os exemplares brancos são julgados em separado dos exemplares coloridos.
Outra mudança importante no padrão da raça aconteceu em 1941, quando o The Kennel Club inglês estabeleceu limites mínimos para a raça e os exemplares abaixo desse mínimo seriam registrados como raça independente: Bull Terrier Miniatura.
Se o Bull Terrier experimentou grande crescimento de sua popularidade internacional no período da 2a Guerra, aqui no Brasil essa ascensão é bem mais recente, mas promete ser explosiva. Só para termos uma idéia, em 1995, segundo dados da revista Cães e Cia, eram registrados 156 filhotes por ano e em 1999, de acordo com a CBKC, foram registrados 594 filhotes.
Um dos principais problemas da raça é a surdez, de um ou ambos ouvidos. Durante muito tempo este problemas foi atribuído à coloração branca, e até em função disso, foram permitidos os exemplares coloridos.