quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ADESTRAMENTO: REALIDADE OU ILUSÃO?

Olá pessoal, tudo bem? Eu sou Diego Costa e sou novo no pequeluxos, estou convidando vocês a discutir sobre assuntos relevantes e comuns a todos nós donos e amantes de pets e meu primeiro tema é Adestramento, vamos lá!

Bom, é claro que todos nós já tivemos ou conhecemos alguém que teve aquele cãozinho desobediente e sapeca, e quando ele fazia travessuras nós ficacamos com aquele sentimento... "amo meu cachorro, mas se ele fosse obediente seria melhor..." então, o que fazemos??? vamos adestrá-lo... êêêêêêê.... e ele vai ficar obediente não vai mais fazer travessuras e vamos viver felizes para sempre. Mas não é bem assim que acontece não é mesmo?

É claro que em alguns casos o objetivo é atingido e que bom que isso acontece, mas, o que vamos falar aqui é dos casos onde o cão vai bem nos treinamentos com o adestrador ou nos casos onde a pesquisa foi por conta própria e não melhorou ou até piorou o comportamento do seu pet quando ele volta ao convívio familiar ou após os treinamentos autônomos.

Eu tentei adestrar meu cachorro Simon (já contei uma parte da história dele aki no blog) por conta própria, li varios livros e pesquisei tecnicas na internet. Bom consegui com que ele aprendesse a sentar, ficar e o significado da palavra não - que bom Diego e resolveu seu problema?- não, pois ele continuava travesso e as vezes ele nem olhava pra mim quando eu falava com ele, ele fugia e e fingia que não estava me ouvindo quando eu chamava ele enquanto que eu  queria que ele entrasse em casa.

Depois de um tempo eu comecei a assistir o programa "O encantador de cães" de Cesar Milan e nos programas ele diz que REABILITA CÃES e TREINA PESSOAS, entendeu? ele diz que os cães tem que voltar ao estado original ou a sua essencia e as pessoas é quem tem que aprender a como lidar com o seu cão, isso mesmo, ele diz que nós devemos ser treinados(precisamos de adestradores). Interessante não é?

Mas o que eu achei mais interessante dos programas do Cesar é que em todos ele diz que os cães vivem instintivamente em matilhas e os de estimação consideram sua familia uma matilha, considerando isso, temos que nos tornarmos os líderes da nossa matilha, mas como? O Cesar sempre fala "SEJA CALMO E ACERTIVO", ou seja, esteja no controle (e não no comando). Você precisa ter auto-controle para então controlar o seu pet, se estiver nervoso não vai conseguir nada, vai correr atras dele feito louco e ele vai te ver como seguidor dele, ou seja, você o tranformou no líder da matilha.

A partir daí eu comeceu a entender o meu filho Simon e consigo ter uma convivencia melhor com ele, ele ficou mais tranquilo e mais feliz. Nos próximos posts eu darei dicas valiosas de como melhorar o seu relacionamento com o seu pet. Abraço e sucesso a todos!

Um comentário:

  1. Maraviolhoso, wu sou fã nº1 do César e é assim mesmo que ele fala, sei bem como é essa situação de querer treinar seu pet.Parabens pela matéria.

    ResponderExcluir