sábado, 11 de agosto de 2012

Rottweiler




O rottweiler é um cachorro de que sua devoção e dedicação ao trabalho são extraordinárias, assim como sua obediência, incorruptibilidade, força e tenacidade. A inteligência é uma das características notaveis da raça Rottweiler, está em 9º lugar entre os cães mais inteligentes e brilhantes, de acordo com o livro “The Intelligence of Dogs” de Stanley Coren. O Rottweiler é um cão grande e poderoso, mas basicamente calmo, corajoso e confiante em si mesmo, com forte sentido de proteção que não se resulta em amizades rápidas e indiscriminadas.Como a raça Rottweiler tem se tornado muito popular hoje em dia, muitas pessoas estão criando com motivos errados.
As histórias sobre a raça Rottweiler quanto a sua agressividade, são reflexo de sua criação. Por ser uma raça muito leal, corajoso e dominador, em especial o macho, o rottweiler não é um cão para qualquer dono. Esta raça é o “reflexo de seu dono” e nunca deve ser criado de maneira brutal ou poderá se  tornar perigoso. O rottweiler é um cachorro leal e afeiçoado a sua família, paciente com crianças, desde que seja criado junto com elas,  e uma boa companhia, além disto a raça rottweiler é muito inteligente e obediente, tem um grande potencial para diversas funções como cão policial e cão de guarda. Se trata de um cachorro equilibrado que possui um forte instinto territorial, é tranquilo, resistente, robusto e dedicado a sua família, o amadurecimento psíquico do rottweiler só ocorre depois dos dois anos de idade. Os cuidados que se deve tomar com os cães dessa raça são o adestramento básico a partir de seis meses de vida e também a prevenção da displasia, dentre outros cuidados comuns a todos os cães.
Os filhotes, quando chegam a sua nova casa, normalmente se adaptam bem a outros cães e gatos mais velhos, que ali já residiam. Rottweilers adultos podem ser mais difíceis de se integrar em uma nova casa com outros animais. O contrário também pode ocorrer, quando um Rottweiler adulto é o "dono do pedaço" e um novo animal de estimação chega em casa. Geralmente, cães do mesmo sexo costumam se estranhar. A agressividade com outros cães por parte do Rottweiler depende da socialização, linhas de sangue e, como dito, serem do mesmo sexo. Nesse quesito, a socialização do cão, desde jovem, com outros cães é extremamente importante para acostumar o Rottweiler (não só ele, mas qualquer outra raça) a outros cães.
 Por ser uma raça de tamanho médio-grande e físico pesado, o Rottweiler também está sujeito a sofrer de displasia coxo-femural, que é um "mal encaixe" entre a cabeça do fêmur e o acetábulo (espaço onde ela se encaixa) da bacia. Conforme a sua gravidade, pode tornar os movimentos do cão limitados e até incapacitá-lo de movimentar as pernas traseiras devido à dor. Por ser uma doença genética e apenas ser diagnosticada com o cão já quase adulto (pelo menos com 8 meses de idade) através de exame radiológico (raio X da bacia), recomenda-se comprar filhotes apenas de canís que façam o controle de displasia nos cães da criação.
Para quem não tem experiência com a raça e pretende adquirir um exemplar, é recomendado um filhote de mais ou menos quatro meses e de preferência fêmea, pois é mais facilmente adestrável devido à idade e por ser, na fase adulta, mais afável e menos dominadora que o macho, tal qual a maioria das raças.
A pelagem é preta com manchas em tom ferrugem ou fogo bem definidas na cabeça, tórax, pernas e patas. São corajosos, ágeis e resistentes. A expressão é de alerta e a expectativa de vida é de 10 a 12 anos. Precisam de espaço para se exercitarem, não é aconselhável que fiquem presos ou acorrentados. São excelentes cães de guarda e companheiros, pois são fiéis, obedientes e dóceis com os donos, muito afáveis com crianças e pouco sociáveis com pessoas estranhas ao seu convívio


BÁSICO SOBRE A RAÇA
- Esta raça caracteriza-se pela coragem, resistência e agilidade.
- São companheiros, obedientes e fiéis ao dono.
- Não aceitam muito bem a presença de pessoas estranhas se criados para esta finalidade. Mas se criados com carinho e tendo contato com pessoas, muito provavelmente se tornará um animal sociável.
- São ótimos como cães de guarda de residências ou empresas.
- Necessitam de ambientes amplos para desenvolverem atividades físicas.
- Não gostam de permanecer presos ou acorrentados.
- Necessitam de adestramento nos primeiros meses de vida.
Observação: Devem circular em espaços públicos com focinheira e coleira, conduzidos por pessoas com força física. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário