quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Shar Pei




Altura:
De 40cm a 51cm
Peso:
Aproximadamente 20kg
Grupo:
Grupo 2 – tipo dogue
Funções:
Companhia e guarda
Grau de atividade:
Moderado a baixa
Pêlo:
 Pêlo: um traço característico da raça - curto, duro e eriçado. A pelagem no corpo é reta e eriçada, mas, geralmente, mais assentada nos membros. Sem subpêlo. O comprimento do pêlo pode variar de l cm a 2,5 cm. Jamais tosado.
Cor:
Unicolor preto, fogo, marrom, bege ou creme.


País de origem:
China


Temperamento:          Calmo, independente, leal e afeiçoado à família. É um cão alegre e extremamente dócil. É muito companheiro e não gosta de ficar sozinho. Gosta de tranqüilidade, mas não recusa um passeio e uma brincadeira.

O shar pei é uma raça chinesa muito antiga, seus ancestrais habitavam as províncias do sul da China desde o ano 200 A.C. Provavelmente é originário da cidade de Dah Let, na província de Kwun Tung, onde era utilizado como cão de combate, guardião de templos e caçador de grandes animais. Sua aparência chama atenção, principalmente pela pele enrugada e grossa da qual vem o seu nome que significa “pele de tubarão” ou “pele de areia” devido à sua textura. Esta pele solta era bastante útil quando estes cães ainda eram utilizados em rinhas, pois dificultava para o outro cão conseguir morder o shar pei. Outra característica exótica da aparência do shar pei é a sua língua azul, semelhante a do chow chow, acredita-se que este cão deve ser aparentado com o chow chow, e alguns estudiosos da raça sustentam que o chow chow seja um dos ancestrais do Shar pei, juntamente com outros cães locais.
O shar pei é um grande cão de companhia, calmo e equilibrado, carinhoso com os donos, devotado à sua família e gosta de crianças. Este também é um bom cão de guarda, corajoso, fiel e que late muito pouco. Shar peis são cães de temperamento dominante, que não costumam se dar bem com outros cães, especialmente se forem do mesmo sexo. A raça éconsiderada inteligente, mas, por seu temperamento independente, não está entre aquelas predispostas a obedecer (51ª colocação no ranking de inteligência canina de Staley Coren) e exigirá paciência e dedicação do seu dono. Outra curiosidade sobre o shar pei é que a fêmea da raça costuma entrar no cio em intervalos de tempo irregulares.



Cuidados necessários com seu cão
Esta raça é muito tranquila, e vive bem em apartamentos desde que possa passear diariamente. Cães desta raça não necessitam de muito exercício, bastando uma caminhada curta todos os dias.
Escove o seu cão regularmente, no mínimo uma vez por semana.
Enquanto estiver escovando procure por falhas no pêlo, pois pode indicar a presença de fungos e bactérias ou, até mesmo de alergias. No caso de falhas, procure um veterinário e peça para fazer uma cultura.
Verifique se não há carrapatos ou pulgas. Essas pragas são uma das principais causas de doenças e podem ser facilmente combatidas com o uso de um bom produto recomendado pelo seu veterinário.
Nunca use coleiras anti-pulgas ou talcos inseticidas, pois o Shar-Pei possui uma pele que absorve qualquer veneno facilmente e esses produtos podem fazer mal ao seu cão.
Banhos
O Shar-Pei é um cão muito limpo que raramente apresenta mau cheiro. Um banho por mês é o necessário, a não ser que ele apresente algum problema de pele. Nesse caso, um veterinário pode indicar banhos semanais ou até mais freqüentes, com xampus medicinais. Todo cão possui uma oleosidade em seu pelo que afasta a umidade e a sujeira. Banhos freqüentes tiram essa oleosidade, resultando em mau cheiro e pelagem fraca.
Quando for dar banho, tenha muito cuidado para que não entre água nos ouvidos. Os Shar-Peis são especialmente propensos a infecções nos ouvidos. Você pode colocar um pouco de algodão no ouvido para impedir que a água entre durante o banho. Tenha cuidado, também, para que não vá sabão nos olhos. Você pode colocar algumas gotas de óleo mineral para proteger os olhos.
A pele do Shar-Pei é altamente absorvente. Dessa forma, evite usar xampus contra pulgas e carrapatos, como já explicamos mais acima. Sempre enxágüe muito bem o seu cão. Quando achar que enxaguou o bastante, enxágüe novamente, evitando futuros problemas alérgicos.
Seque cuidadosamente o seu cão com uma toalha. Com suas rugas abundantes, o Shar-Pei é um cão difícil de secar. A umidade nas dobras é responsável pelo aparecimento de fungos e bactérias, que poderão causar graves problemas de pele.
Dê preferência a um dia com sol, deixando seu cão livre para escolher entre o sol e a sombra. Nunca prenda seu cão no sol, pois o Shar-Pei é mais propenso a pegar insolação do que os cães de outras raças.
Se quiser limpar seu cão, sem dar banho, escove-o e depois passe um pano úmido em seu corpo. Faça isso diariamente ou uma vez a cada três dias, no mínimo. Você terá menos trabalho e seu cão será mais saudável.
Ouvidos
Cada ouvido deve ser verificado no mínimo semanalmente. Os Shar-Peis possuem as orelhas coladas e, por isso, pouca circulação de ar dentro delas, facilitando a produção de fungos e bactérias, tornando o cão mais suscetível a infecções de ouvidos.
Limpe o ouvido com bolinhas de algodão por toda a parte externa da orelha. Não use cotonetes. Não tente limpar o interior do ouvido.
Você saberá que seu cão está com problemas nos ouvidos quando ele balançar a cabeça freqüentemente, coçando o ouvido ou andando com a cabeça deitada para um dos lados.
Muito embora a cera do ouvido seja preta em Shar-Peis, essa não deve ser produzida em grande quantidade e nunca deve apresentar mau cheiro. Um cheiro ácido representa infecção; consulte o veterinário imediatamente. Uma substância amarelada ou uma grande quantidade de cera preta pode indicar uma grave infecção; consulte o veterinário urgentemente.
Olhos
Os olhos devem ser verificados semanalmente. Eles devem estar bem abertos e não podem estar lacrimejando.
Se o olho de seu cão começar a lacrimejar ou, se ele começar a manter o olho mais fechado ou, se ele começar a coçar o olho, passe chá de camomila gelado ou Epitezan, uma pomada oftálmica humana. Espere o dia seguinte para ver o resultado. Se o olho não melhorar, consulte o veterinário o mais rapidamente possível.
Boca
Os dentes do cão devem ser verificados no mínimo uma vez ao mês. Eles devem ser brancos e de aparência saudável.
Cães que se alimentam exclusivamente de ração raramente apresentam problemas nos dentes. Se você misturar carne à ração, pode resultar num acúmulo de tártaro nos dentes, que pode ser tratado com o uso de ossos e biscoitos caninos (que podem ser dados diariamente) ou com uma limpeza dos dentes no veterinário. Como explicamos no tópico referente à comida, não alimente o seu cão com comida humana. Bolos, tortas, massas, arroz e feijão são altamente prejudiciais e podem, não somente prejudicar os dentes do cão, como todo o organismo dele. No entanto, se insistir em tal prática, escove os dentes do seu cão diariamente e dê a ele um osso ou alguns biscoitos para fazer a limpeza dos dentes.
Unhas
As unhas de alguns cães tendem a crescer exageradamente. Unhas grandes podem fazer com que os dedos da pata abram, podendo incomodar o cão e fazendo com que ele se torne menos ativo. Também podem representar um grande incômodo se estiverem grandes o bastante para quebrar.
Cada unha possui um vaso sanguíneo e nervos, até uma certa altura difícil de precisar. Se você cortar demais, a unha sangrará e o cão sentirá dor. Se isso se repetir muito, o cão passará a ter muito medo de cortar as unhas, fazendo de tudo para fugir.
Em cães com unha clara tudo o que você precisa fazer é olhar a unha contra luz e cortar onde o vaso sanguíneo terminar. Em cães de unha escura, só a prática te dará uma idéia exata de até onde você poderá cortar.
De qualquer forma, não tenha medo de cortar as unhas. Elas crescem novamente, e nenhum mal será causado a seu cão, mesmo que ela sangre bastante. Se isso acontecer, desinfete a área e coloque açúcar para estancar o sangramento. Deixe
para continuar a cortar em outra momento e tente não repetir o erro novamente.
A medida em que você for cortando a unha, o vaso sanguíneo vai encurtando, permitindo que você corte a unha cada vez mais curta. Se as unhas de seu cão estiverem muito grandes, corte-as a cada 4 dias, um pouco de cada vez, até que elas fiquem curtas novamente.
Existem excelentes alicates para cortar as unhas em pet-shops. Recomendamos que compre um deles, pois esses alicates cortam a unha sem quebrá-la, tornando o trabalho mais fácil e
limpo.

Cão Adulto
 

Um comentário:

  1. Hola amig@: He estado visitando tu blog y me ha parecido "genial", con buenos e interesantes datos.

    Quisiera compartir contigo y tus lectores más información relevante sobre la raza de perro Shar Pei.

    Espero que te guste mi espacio de "Perros y Gatos" y déjame un comentario si te apetece.

    Saludos desde España

    ResponderExcluir